Conferência debateu as técnicas de antecipação da produção de pequenos frutos
No âmbito do Cluster dos Pequenos Frutos, teve lugar no passado dia 29 de março uma conferência sobre “Técnicas de antecipação da produção de pequenos frutos para a região Norte e Centro do país”.
O evento contou com a presença do inglês Dan Chiuian, especialista em pequenos frutos, consultor na empresa Fast LLP e colaborador na multinacional Haygrove. Este técnico fez quatro intervenções distintas sobre a realidade inglesa na produção de mirtilo, groselha, framboesa e morango, os custos de produção e as técnicas utilizadas no incremento à produção destes pequenos frutos no Reino Unido. Durante cada intervenção, um técnico português comentou as técnicas utilizadas no Reino Unido e a possibilidade de adaptação à realidade portuguesa. Sílvia Lemos (Agim), Margarida Mota (Hubel), Graça Palha (INIAV) e Gijs Hoogendoorn (First Fruit) foram os oradores nacionais convidados para esta conferência.
A antecipação da produção de pequenos frutos traduz-se numa enorme vantagem competitiva para o nosso país, essencialmente porque permite alargar o ciclo produtivo e assim garantir o abastecimento dos mercados internos e externos por um período mais alargado de tempo, incrementando as possibilidades de fidelização clientes e, finalmente, porque a produção precoce é tendencialmente melhor remunerada. Importa, neste sentido, tirar partido da experiência de países como Inglaterra que antecipam a cultura de pequenos frutos em 4 a 5 semanas com condições climatéricas claramente mais adversas do que as que possuímos em Portugal.