Após a enorme procura de terrenos que teve a primeira fase, a Bolsa de Terras de Sever do Vouga alargou-se a todo o concelho.
O alargamento foi estabelecido através de parcerias que envolvem a Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial, as juntas de freguesia e conselhos diretivos de baldios e formalizado pela assinatura dos respetivos protocolos no passado dia 18 de fevereiro, no edifício VougaPark.
A Agim entende que as juntas de freguesia são instituições que funcionam junto das populações e, por isso, eficazes na promoção na motivação dos proprietários convencendo-os a disponibilizar as suas terras para que aqueles que estão vocacionados para as explorar tirem partido deste importante recurso endógeno e que também ajudará a captar as ajudas ao investimento veiculadas pelo Plano de Desenvolvimento Rural 2014 – 2020. Por seu lado, os conselhos de baldios são entidades proprietárias de importantes superfícies agroflorestais e que podem contribuir para a promoção do desenvolvimento rural, disponibilizando terrenos onde podem ser desenvolvidas atividades agrícolas.
Ao abrigo do protocolo assinado, os parceiros comprometem-se a divulgar a Bolsa de Terras e encontrar terrenos disponíveis para a integrar. Para este efeito, serão organizadas sessões públicas de apresentação da Bolsa de Terras em todas as freguesias do que terão por objetivo motivar os proprietários a colocar os seus prédios na Bolsa e incentivar quem tenha vocação agrícola a candidatar-se às explorações agrícolas que a Bolsa disponibiliza. Por outro lado os Conselhos de Baldios disponibilizarão superfícies onde se poderão desenvolver atividades agroflorestais, como por exemplo, medronheiro, apicultura, etc.
Por seu lado, a Agim e a Espaço Visual comprometem-se a visitar os terrenos e assessorar os proprietários no processo de colocação dos prédios na Bolsa, bem como a prestar serviço de assessoria técnica aos candidatos à utilização das explorações agrícolas da Bolsa. яндекс
A primeira fase da Bolsa de Terras de Sever do Vouga para jovens agricultores foi lançada em abril de 2013, tendo a procura verificada sido superior à oferta dos 30 hectares de terrenos disponíveis.