Último destaque da semana

Espaço Associado

Todos somos necessários. Associe-se e participe!
Ao longo dos últimos tempos a Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial desenvolveu, em parceria com várias entidades um conjunto de atividades que contribuíram de forma decisiva para a promoção da fileira dos pequenos frutos e para o incremento do conhecimento técnico, de gestão e do incremento da informação disponível ao produtor e aos comercializadores.

Apesar de falarmos na fileira dos pequenos frutos, o trabalho da Agim incide especificamente nos pequenos frutos (mirtilo, groselha, framboesa e amora), embora grande parte das atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos se tenham centrado no mirtilo. Tem havido, por parte da Agim, desde a sua criação, uma atenção redobrada em relação à produção de mirtilo, uma vez que se trata da cultura que está a receber maiores investimentos, em que se está a instalar maior número de jovens agricultores um pouco por todo o país e em que muitos criaram a expectativa de encontrarem nesta atividade uma verdadeira alternativa de rendimento.

Não basta dizer que Portugal possui excelentes condições para a produção de pequenos frutos numa janela de oportunidade competitiva no seio do mercado internacional, pois é necessário transformar o potencial em adquirido, o que terá como ponto de partida, perceber e acima de tudo demonstrar com resultados visíveis na prática, o que deve ser feito e como pode ser feito, de forma prática, as práticas culturais e de gestão que são responsáveis pela melhoria da produtividade e qualidade dos pomares e pela competitividade, progresso e sustentabilidade da fileira.

É assim que a Agim atua, na dinamização e representação de todos os elos da fileira, no investimento na formação, no conhecimento, na inovação e no acompanhamento à produção e comercialização, propõe parcerias, planeia, traça objetivos, implementa e avalia. Muito mais e diversificadas atividades estão previstas para o ano em curso e os seguintes, as quais terão como grande objetivo o incremento da massa crítica nesta fileira. Todos somos necessários, associe-se e participe!

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates