Último destaque da semana
Estudo traça perfil das empresas do concelho de Sever do Vouga

Estudo traça perfil das empresas do concelho de Sever do Vouga

A Câmara Municipal de Sever do Vouga e a Agim encomendaram um estudo que definisse o perfil de internacionalização das empresas de Sever do Vouga. Os resultados foram apresentados no passado dia 10 de dezembro no auditório do Vougapark.

O estudo foi realizado pela empresa de consultoria Olivetree no âmbito da criação do Gabinete de Apoio à Internacionalização das empresas pela Câmara de Sever do Vouga e pela Agim em setembro deste ano.

O tecido empresarial do concelho de Sever do Vouga é constituído por cerca de 1300 empresas, quase todas PME. Dessas, verifica-se que perto de 60 têm atividade internacional.

O estudo consistiu, simplesmente, em perguntar àquelas empresas como fizeram, para onde foram, que resultados estão a obter e como pensam prosseguir. Efetuado o inquérito obtiveram-se respostas de vinte empresas, número suficiente para dar suficiente significância aos respetivos resultados.

A exportação é a forma predominante de internacionalização já que foi referida por 90% das empresas inquiridas. Os mercados da Europa e dos PALOP são os alvos preferenciais das empresas exportadoras. A presença nos mercados é feita essencialmente através da abordagem direta ao cliente, sendo raros os casos em que as empresas possuem filiais ou delegações comerciais nos países de destino. Esta atividade tem, em geral, um grande peso na sua faturação, sendo que, para muitas delas constitui mais de metade do seu volume de negócios.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates