Último destaque da semana
Município de Vagos promove visita de campo gratuita aos pequenos frutos

Município de Vagos promove visita de campo gratuita aos pequenos frutos

O Município de Vagos, em colaboração com a Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial, vai organizar, no dia 20 de setembro, uma visita de campo gratuita a plantações e a empresas de transformação de pequenos frutos.

Intitulada “Da produção à transformação”, esta visita de campo é direcionada aos produtores de pequenos frutos do concelho de Vagos, já instalados ou que pretendam vir a instalar-se no concelho, e tem como finalidade observar as técnicas de produção de dois pequenos frutos, nomeadamente a framboesa e a amora, bem como a fase da transformação do fruto para fins alimentares.

Do programa desta iniciativa consta a visita a uma produção de amoras em Alvaiázere. Trata-se de uma plantação com uma dimensão de 1,5 hectares onde podem ser vistas quatro variedades diferentes de amoras. O produtor já exporta quase a totalidade da sua produção através de empresas comercializadoras.

Será também feita uma visita a uma exploração de framboesa com 1 hectare, localizada em Leiria. A produção é feita inteiramente em modo biológico. Ali, os visitantes poderão observar duas variedades diferentes, os métodos e técnicas de produção de framboesa em modo biológico, bem como a colheita e embalamento de framboesa.

Por fim, a parte da transformação do fruto será observada no Tagus Valley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Abrantes. Além de outros setores de atividade, o Tagus Valley integra empresas que operam na área do Agroalimentar, área onde se procura identificar as oportunidades e as sinergias junto dos atores regionais, com vista à criação de um sistema potenciador de inovação e de empreendedorismo. Ali, os interessados poderão ficar a saber um pouco mais sobre a etapa da transformação dos produtos agroalimentares e de todas as potencialidades que o fruto pode oferecer.

Para a Câmara Municipal de Vagos, esta visita técnica surge na sequência do crescente número de explorações de pequenos frutos verificado no concelho, bem como no aumento de potenciais interessados em dedicarem-se a estas culturas. Assim, a autarquia pretende organizar diversas iniciativas que promovam o conhecimento técnico na área dos pequenos frutos, sendo esta visita de campo uma delas.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas on line até dia 13 de setembro em https://forms.gle/XX1Kp4d2PD89DcXG8.

Mais informações na Incubadora de Empresas de Vagos (no Edifício NEVA), pelo número 924 463 283 ou e-mail nde@cm-vagos.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates